Comunicação Efetiva e Não Violenta
24 de setembro de 2018
E se eu desaparecesse hoje?
2 de outubro de 2018
Show all

Crisântemos para o nosso Outubro Rosa

Por séculos, as mulheres têm sido oprimidas por uma educação castradora que não nos permitia explorarmos e conhecermos nosso corpo e nossa sexualidade. A própria ciência e a medicina demoraram e ainda demoram a entender o funcionamento do corpo feminino.

A própria ciência e a medicina demoraram e ainda demoram a entender o funcionamento do corpo feminino.

Não custa lembrar que a menopausa, por exemplo, só foi “descoberta” nos anos 1920. Nessa época, as mulheres passaram a viver mais tempo e a vivenciar o declínio hormonal que desencadeia o climatério e outras decorreências. Entre elas o aumento de casos de câncer de mama em quem tem a menopausa depois dos 40 anos.

Não é uma surpresa, portanto, que por muito tempo as mulheres desconheceram a existência e a função do clitóris e menos ainda vivenciaram e souberam como alcançar o orgasmo. Na verdade, muitas ainda desconhecem, infelizmente.

De certa forma, sinto que isso me absolve, em parte, de só agora ter descoberto que o formato das glândulas mamárias lembra muito uma flor, na verdade, um crisântemo. Mas de forma alguma eu me absolveria se não compartilhasse com outras pessoas não só essa informação, mas o simbolismo que encerra.

Simbologia do Crisântemo

A palavra “crisântemo” vem do grego, em que “chrys” significa dourado, da cor do sol, e “anthemon”, flor.

Na Ásia, simboliza felicidade e vida plena, e se for branco, significa verdade e sinceridade. Como é uma flor típica de outono no hemisfério norte, também significa tranquilidade e é vista como uma mediadora entre o céu e a terra, entre a vida e a morte.

Na China está ligada ao sol, onde também é considerada planta medicinal e era usada como remédio para dor de cabeça também para trazer vitalidade. Na filosofia taoísta, representa a simplicidade e perfeição.

No México, presentear com crisântemos é uma declaração explícita de amor.

Outros usos

  • As pétalas do crisântemo podem ser usadas em saladas, e as folhas para fazer uma bebida.
  • De acordo com uma antiga lenda, colocar pétalas de crisântemo numa taça de vinho aumenta a longevidade e vitalidade de quem a bebe.
  • Em celebrações de bodas, o crisântemo marca o 13º aniversário de casamento.
  • Bonita, vistosa, de pétalas abundantes e opulentas, esta flor é tida como um símbolo de alegria, o que a torna uma excelente opção para decorar e presentear em ocasiões felizes, como casamentos e aniversários.

Outubro Rosa

Começa hoje o Outubro Rosa, que tem por objetivo alertar as mulheres para que façam os exames preventivos do câncer de mama – o auto exame, a mamografia e o ultrassom mamário. Então, aproveite a simbologia do crisântemo.

A simplicidade e perfeição da flor também remete à beleza e perfeição dos nossos seios, feitos para o amor. Informe-se, ame-se e previna-se para que eles possam, também, trazer-lhe tranquilidade, alegria e vitalidade, sempre!

 

Fontes de consulta:
Mulher Virtual
Tudo Ela
Significados
Flor dos Jardins

Ana Manssour
Relações Públicas pela PUC-RS, com aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial pela ESPM-RS e mestre em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Conta com mais de 35 anos de carreira profissional em vários segmentos de mercado. Foi professora em cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Fundou e foi sócia por sete anos do portal feminino Plena Mulher. Casada, mãe de quatro meninas e avó de uma menina e um menino, atualmente redireciona toda a experiência profissional, acadêmica, familiar e pessoal para apoiar o empoderamento feminino por meio do Verbo Mulher, negócio de impacto iniciado em 2015 e criado para reunir, integrar, educar e apoiar as mulheres executivas, empresárias e empreendedoras que buscam realização pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *