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Bom Humor no Trabalho – e na Vida!

Nos treinamentos que faço em empresas ainda me impressiona o número de pessoas que se queixam do próprio mau humor, imagine! Então procuro levá-las a refletir sobre o quanto se sentem insatisfeitas com isso e como podem agir para mudar esse padrão emocional.

A irritação é uma emoção que varia de intensidade desde um simples desconforto até a fúria e, portanto, pode gerar grande confusão mental e descontrole emocional. O problema maior é quando a pessoa passa a reagir intensamente sobre algo que não tem essa devida proporção.

Como se não bastasse, esse estado mental ainda costuma provocar outros sentimentos como ansiedade e agitação, além de alterações fisiológicas como tremor, falta de ar, dor muscular, coração acelerado, etc. Até certo ponto é possível controlar-se sozinho, mas quando a pessoa não se sente capaz, quanto antes procurar ajuda especializada melhor.

Normalmente as pessoas que manifestam irritação relatam que os fatores externos são predominantemente os responsáveis por esse sentimento negativo. Procuro, então, levá-las a entender que os acontecimentos em si não são justificativas para o mau humor e que, na verdade, não são os outros que nos irritam, mas nós que nos irritamos com as pessoas.

A conscientização de que temos o controle sobre a maneira como acatamos as situações nos leva a pensar em novas formas emocionais e atitudes.

É bom lembrar que as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos. Assim, não é o colega folgado, nem mesmo o chefe “cricri” que irrita você e sim o que você permite que o afete nas atitudes deles.

Mas qual a razão pela qual você se deixar afetar?

Essa é uma reflexão individual que pode somar muito no processo de autoconhecimento, é fundamental para operar as transformações íntimas necessárias para viver melhor e mais saudavelmente. O fato é que geralmente passamos o maior tempo de nossos dias no ambiente de trabalho e, portanto, manter bons relacionamentos é essencial – e isso só será possível com muito bom humor.

Algumas dicas podem ser úteis para manter o bom humor no trabalho:

  1. Faça alguns alongamentos acompanhados com exercícios de respiração, isso provocará uma sensação de relaxamento.
  2. Foque o pensamento na situação presente sem resgatar mágoas passadas que intensificam o problema.
  3. Analise se a situação tem real importância, pois isso evitará que você se aborreça com coisas que não fazem nenhuma diferença na sua vida.
  4. Busque desenvolver a assertividade, objetividade e discrição: assim evitará intromissões negativas e os famosos “mexericos”.

Por fim, é bom ter em mente que as atitudes alheias não têm o poder de mudar as suas próprias atitudes. Portanto, não há razão para preocupar-se tanto com os outros e suas opiniões. Todos merecem seu respeito, inclusive e principalmente você mesmo!

Suely Buriasco
Educadora graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em Docência Superior e Mediação de Conflitos. Trabalha como articulista de jornais há mais de quinze anos, sempre abordando temas que incentivam o autoconhecimento e a busca pelo equilíbrio, harmonia e sabedoria. Possui dois livros publicados pela "Novo Século"Editora": Uma Fênix em Praga e Mediando Conflitos no relacionamento a dois. Também é consultora em Mediação Corporativa, Mediação de Conflitos e Coach, atuando nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Agende sua consulta através do telefone 11 3254-7420 ramal 143 WhatsApp 11- 993514566

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