1. Prontas para o Futuro – Ellevate Dubai 2018 (palestra de abertura)
7 de maio de 2018
3. Ellevate Dubai 2018 – Painel: Tecnologia e o futuro do trabalho
7 de maio de 2018
Show all

2. Prontas para o Futuro – Ellevate Dubai 2018 (palestra principal)

Este ano, a palestra principal, ou keynote, foi feita por um homem. Mishal Kanoo é o presidente do Kanoo Group que conta com várias empresas em diferentes atividades nos Emirados Árabes e ojtros países do Oriente Médio. Éum dos homens de negócios de maior destaque na região por causa da excelente formação tanto formal quanto empírica e conhecido pela sua visão como estrategista e futurista. E já que o tema do encontro era direcionado ao futuro…

VOCÊ NÃO TEM PRIVACIDADE

Mishal Kanoo, presidente do Kanoo Group

Mishal falou sobre o fato de que, com as redes sociais e toda a Inteligência Artificial associada a elas e às informações que circulam a nosso respeito em todas as instituições e atividades que desenvolvemos, não existe mais o conceito de vida privada. E isso se deve, fudamentalmente ao fato que “somos criaturas de hábitos e comportamentos repetitivos” e é isso que fornece todas as informações necessárias aos sistemas que conversam com ou utilizam mecanismos de Inteligência Artificial.

Partindo desse princípio, Mishal explica um dos fenômenos comuns dos nossos dias, o fato de que as pessoas não ficam mais muito tempo num mesmo emprego e não costumam ter dificuldade de pedir demissão, de trocar de empresa ou até mesmo mudar de função ou carreira. Na medida em que elas entendem que não têm mais vida própria, simplesmente seguem ao sabor dos acontecimentos. Segundo ele, o raciocínio é “I don’t care to leave my job is my life is not my life”.

Eu não me importo de deixar meu emprego se a minha vida não é minha vida.

Com o desenvolvimento e crescimento da aplicação da Inteligência Artificial no nosso dia-a-dia e a popularização da Internet das Coisas, que nos absolverá de realizar atividades rotineiras e de menor importância, o que nos resta (além de precisarmos de mais exercícios para evitar a obesidade) é aquilo que, de fato, nos torna humanos: as emoções, a criatividade e o poder de realizar mudanças.

E, neste momento, Mishal se autodeclara sexista porque entende que “a humanidade vem por meio das mulheres”. Na sua visão, ainda é a mulher, a mãe quem mais interage com os filhos e que mais influencia a formação deles, especialmente no que se refere ao caráter, e impulsiona as aspirações de futuro por meio do exemplo pessoal. Ele coloca a si mesmo como exemplo: “Eu aprendi interação humana com a minha mãe.” Dirigindo-se diretamente às mulheres da plateia, Mishal declarou: “The more you achieve, the more your children will chase. They are going to do something greater than their mother has achieved”.

Quanto mais vocês [mulheres] alcançarem, mais seus filhos irão buscar. Eles farão algo maior do que suas mães realizaram.

As mulheres, nas palavras do empresário, estão criando a próxima geração, e somos, portanto, as guardiãs da próxima geração que será responsável pela continuidade daquilo que faz de nós a “humanidade”. Por isso, ele afirma, agora falando com homens e mulheres, que “cada decisão de hoje afeta o nosso futuro e o dos nossos filhos”. E daí vem a importância de exercitar o pensamento e análise, pois “quanto mais você pensa, mais força você tem para tomar as melhores decisões, você pode fazer algo importante.”

Se você que mudar algo para melhor, mude!

 

(Originalmente publicado no LinkedIn)


Anterior:

1. Prontas para o Futuro – Ellevate Dubai 2018 (palestra de abertura)

Continuação:

3. Ellevate Dubai 2018 – Painel: Tecnologia e o futuro do trabalho

4. Ellevate Dubai 2018 – Painel: Lidando com a sobrecarga

Ana Manssour
Relações Públicas pela PUC-RS, com aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial pela ESPM-RS e mestre em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Conta com mais de 35 anos de carreira profissional em vários segmentos de mercado. Foi professora em cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Fundou e foi sócia por sete anos do portal feminino Plena Mulher. Casada, mãe de quatro meninas e avó de uma menina e um menino, atualmente redireciona toda a experiência profissional, acadêmica, familiar e pessoal para apoiar o empoderamento feminino por meio do Verbo Mulher, negócio de impacto iniciado em 2015 e criado para reunir, integrar, educar e apoiar as mulheres executivas, empresárias e empreendedoras que buscam realização pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *